terça-feira, 30 de agosto de 2011

LUDOTERAPIA



A LUDOTERAPIA

É a psicoterapia destinada a tratar os problemas infantis.
Diferentemente dos adultos que dispõem de recursos verbais para expressar seus problemas e suas angústias, a criança ainda não sabe colocar tantos conteúdos internos sob a forma de palavras, mas sabe como ninguém se expressar através de brincadeiras e jogos.
A ludoterapia oferece a chance da criança observar melhor o mundo e a si mesma. Suas motivações, impulsos e emoções serão trabalhadas para que ela tenha, a cada dia, maior consciência a respeito de si mesma e dos outros, desenvolva sua personalidade e aprenda a lidar com seus conflitos.
A ludoterapia facilita a ela a expressão de sentimentos, dos seus medos e das suas necessidades de forma que o terapeuta possa entendê-la melhor e ajudá-la a vencer suas dificuldades para que se desenvolva de maneira saudável e plena.
Muitas são as questões que podem ser trabalhadas em ludoterapia. As queixas mais freqüentes trazidas ao consultório são:


- Inadaptação escolar
- problemas de relacionamento com professores ou colegas
- incapacidade de obedecer a regras e normas escolares
- problemas de aprendizagem
- instabilidade emocional (agressividade, isolamento, inibição, etc)
- dislexia, disortografia
- perturbações comportamentais
- baixo rendimento escolar
-Inadaptação familiar
-problemas de relacio

FONTE: Psicologia Hoje.

Olá pessoal
Pesquisei sobre Ludoterapia com crianças e encontrei esse texto que achei muito interessante para nosso conhecimento enquanto profissionais da aréa da Educação.
Eu como psicóloga, entendo que a Ludoterapia contribui muito no processo de relacionamento com as crianças, nas terapias, no ambiente escolar e etc. É uma forma de aproximar das crianças através da própria linguagem delas.
Fiquem á vontade para comentar.

O psicólgo na escola



O FAZER PRÁTICO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA

Inicialmente o psicólogo irá relacionar os conhecimentos específicos de Psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso é necessário conhecer os temas da educação e o funcionamento da escola enquanto instituíção característica para que estes conhecimentos possam ser articulados.
É importante ressaltar que o trabalho prático, a que se refere Vygotsky, não é um trabalho afastado da teoria, num uma surperposição do campo psicólogio sobre o educacional, e sim um trabalho de reflexão da prática a partir da teoria.

ATIVIDADES O PSICÓLOGO PODE DESENVOLVER NA ESCOLA

- Desenvolver trabalhos de orientação profissional com os alunos;
- Desenvolver ações preventivas junto ao corpo docente no que se refere ao uso de drogas;
- Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para alunos sobre sexualidade, ética, agressividade;
- Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias sobre o desenvolvimento humano, prevenção do uso de drogas, sexualidade, ética, agressividade;
- Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos;
- Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias e os alunos sobre a metodologia e objetivos da escola;
- Paritipar com toda a equipe da escola da construção do seu projeto político pedagógico;
- Desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe da escola possa cada dia melhorar suas relações interpessoais;

Fonte: Brasil Escola



sábado, 27 de agosto de 2011

BLOG: Instrumento de interação dos profissionais que atuam na aréa da Educação


Sejam bem-vindos!
Esse blog tem como objetivo a interação dos profissionais que atuam na aréa da Educação. Para compartilhar conhecimentos, opiniões e idéais, para o aprimoramento do exercício profissional.
Esse é o nosso espaço!
Joice Oliveira Castro
        CRP 16/3112.